Escola Profissional de Braga
Ficha de avaliação de Português
10 ano
Entrevista
A entrevista constitui um discurso conversacional que se caracteriza por perguntas
de um interlocutor e pelas respostas do outro. Por vezes, esta entrevista transforma-se
em verdadeiro diálogo, com opiniões e argumentos de todos os intervenientes.
Desta forma a entrevista pode ser individual ou colectiva.
Etimologicamente, a entrevista é o encontro combinado de duas ou mais
pessoas para tratar de um assunto. Quando se fala de enunciados orais ou escritos,
a entrevista assume a forma de diálogo ou de conversa combinada antecipadamente
com uma ou várias pessoas para recolher informações ou
pareceres.
A entrevista (como a consulta a fontes de informação e os inquéritos)
pode assumir papel preponderante quando pretendemos indagar ou recolher dados
informativos sobre acontecimentos, situações, pessoas, espaços
ou ambientes.
A comunicação oral com intercâmbio exige que emissor e receptor
possam inverter os seus papéis. O contacto imediato entre os interlocutores
exige sempre uma vontade de compreender e de ser compreendido. As condições
físicas, psicológicas e materiais são importantes para
que o intercâmbio seja efectivo e frutífero.
Quando se deseja fazer uma entrevista, convém saber que ela pode ser
preparada através de um questionário prévio ou de um diálogo
que se orienta para a troca de opiniões para recolha de elementos informativos.
Este último tipo de entrevista pode apresentar-se como uma conversa livre
e solta; pode caracterizar-se pela escuta do entrevistador que, depois de uma
motivação, atende a tudo o que o entrevistado pretende dizer;
pode ser estruturada e conduzida de acordo com um plano.
Na preparação da entrevista, convém que o entrevistador
conheça os objectivos que pretende atingir; seja capaz de definir o assunto;
saiba estruturá-lo, tendo em conta perguntas ordenadas, claras, necessárias,
passíveis de uma resposta, mas não orientadas para ela; consiga
preparar o ambiente. É aconselhável algum conhecimento do perfil
do entrevistado. Assim, pode ser aconselhável a utilização
de perguntas abertas que reme¬tam para respostas e opiniões livres
ou o recurso a perguntas fechadas que obriguem a respostas rápidas do
tipo «sim» ou «não».
O entrevistador necessita, pois, de organizar previamente um questionário
ordenado, adaptado à personalidade e ao nível cultural do interlocutor,
adequado à situação e apresentado de forma clara. Com frequência
tem de saber que o entrevistado pode não colaborar e que é necessário
saber superar a situação. As perguntas abertas são, com
frequência, preferidas às questões fechadas, na medida em
que deixam maior liber¬dade de expressão.
Muitas vezes, ouvimos falar de off the record e on the record a propósito
da entrevista. Estes limites pressupõem uma aceitação prévia
da conversa sobre um assunto, definido de comum acordo. O entrevistador deve,
então, solicitar ao seu interlocutor a autorização para
citar ou não, explicitamente, as suas afirmações. É
off the record se as declarações não são nem devem
ser reproduzidas, o que pode, naturalmente, inviabilizar a publicação
da entrevista.
Língua Portuguesa: Dimensões da palavra, 10º ano (p.203)
Para o êxito de uma entrevista convém ter em atenção
as seguintes normas:
. escolha correcta do tema e clarificação dos objectivos que se
pretendem alcançar; preparação das perguntas de acordo
com os objectivos e organização da sua sequência;
. combinação da entrevista, fixando o lugar e o tempo;
. explicação ao entrevistado do assunto e dos aspectos em que
vai incidir;
. formular as perguntas com clareza e não cortar sistematicamente a resposta
do entrevistado;
. escutar com atenção as respostas;
. agradecer ao entrevistado a sua colaboração.
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